FIQUE ATENDO AOS RISCOS DE AFOGAMENTO NA PRAIA DE BUSCA VIDA

FIQUE ATENDO AOS RISCOS DE AFOGAMENTO NA PRAIA DE BUSCA VIDA

Com a chegada das festas de fim de ano, início do verão e, em breve o Carnaval, o número de frequentadores em nosso condomínio aumenta significativamente, sendo eles veranistas, visitantes, turistas e proprietários. E, a praia, tem sido o principal atrativo com a elevação das temperaturas.

Alertamos aos banhistas sobre os perigos de afogamentos na Paria de Busca Vida, que apesar de linda esconde perigos aos banhistas. Em todo o trecho existem pontos com fortes e constantes correntes marinhas que varrem o fundo do mar, bem próximo a rebentação e faz uma espécie de curva arrastando para o mar aberto. Essas correntes podem levar com ela quem está e lugar onde naturalmente “dá pé” para zonas mais profundas, elevando drasticamente os riscos de afogamento. Observe a sinalização de aviso de praia perigosa, fixada nos acessos à praia na altura da gleba 29 e gleba 42. É de fundamental importância a adoção de cuidados redobrados ao entrar no mar.

Confira algumas orientações para evitar afogamentos

  • Crianças e idosos devem ser supervisionados durante os banhos, é importante evitar nadar logo após a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos.
  • Não extrapole o limite de segurança (água na cintura), especialmente se a pessoa não souber nadar. O desconhecimento do relevo e das correntes marinhas é um dos fatores de afogamentos.
  • Ao praticar esportes, como surf e stand up paddle, não esquecer dos equipamentos de proteção individual.
  • Evite o uso de boias, pois podem furar e dão falsa sensação de segurança.
  • Não nade perto de pedras e embarcações.
  • Tenha cuidado com a faixa da rebentação.

Pedimos que essa mensagem seja repassada ao maior número possível de pessoas, principalmente aos visitantes e turistas, que não tem o hábito de frequentar a praia no trecho de Busca Vida.

(03.12.2017)