EUVALDO PINHO PROPÕE MUTIRÕES E CAMINHADAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

EUVALDO PINHO PROPÕE MUTIRÕES E CAMINHADAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Euvaldo Soares de Pinho FOTOA realização de mutirões de limpeza na praia, caminhadas até a Fonte dos Padres e ações de cooperação coletiva em prol de melhorias para o meio ambiente são algumas das iniciativas propostas pelo presidente do Conselho do Condomínio Busca Vida, Euvaldo Soares de Pinho. Iniciativas relacionadas com a segurança e o trânsito nas vias internas também são destacadas pelo advogado, que passou a infância na antiga Fazenda Busca Vida. O espaço, que pertencia à sua família, deu origem ao atual condomínio.

“A ideia, através de iniciativas simples, é tornar Busca Vida um condomínio modelo na relação com o meio ambiente e com as pessoas. Isso acontecerá através da cooperação mútua. Podemos unir esforços para materializar objetivos comuns”, afirma Euvaldo. Essa união envolve desde ações cotidianas simples, como o hábito dos vizinhos se cumprimentarem, até causas mais amplas, como a necessária limpeza do Rio Joanes.

“Vivemos em um momento propício para resgatar a cordialidade, sobretudo em uma comunidade formada por mais de 1.150 famílias. Com relações mais próximas, as soluções para as pequenas diferenças do dia a dia também se mostram mais acessíveis”, explica o morador. Em sua opinião, para além das sugestões de melhoria no espaço comum, é preciso que as pessoas desenvolvam um senso de pertencimento e uma conscientização para empreender esforços que tragam resultados concretos para Busca Vida.

“Não basta apenas sugerir. É preciso pensar e agir, contribuir com o processo. Às vezes, precisamos ceder um pouco em benefício do todo. O bom senso é fundamental para que possamos viver em harmonia”, diz Euvaldo. Além disso, é preciso que cada um faça a sua parte no que concerne ao respeito às regras, seja de velocidade no trânsito, fundamental para a segurança de todos, do uso de capacetes pelas crianças em motocicletas ou da limpeza.

Através da união das habilidades dos moradores e de profissionais como ambientalistas e pesquisadores, é possível desenvolver iniciativas como o replantio de espécies nativas e árvores frutíferas. “Penso em iniciativas como pedaladas, caminhadas e mesmo uma missa no Morro do Cruzeiro”, exemplifica Euvaldo. “Convido a todos para nos aproximarmos e nos unirmos mais. Somente assim nos fortaleceremos para enfrentar os desafios cotidianos de Busca Vida”, afirma o presidente do Conselho.

Escola Marcos Ivo Bona

Ações em prol da Escola Marcos Ivo Bona, que funciona dentro do condomínio e atende a mais de 50 crianças de Busca Vida e Catu de Abrantes, também podem ser desenvolvidas pelos moradores. No local, há aulas para crianças, jovens e adultos. “Você pode contribuir através de aulas de música, mergulho e doações de livros, apenas para citar alguns exemplos”, afirma Euvaldo Soares de Pinho.

Euvaldo Soares de Pinho

Neto do primeiro proprietário da Fazenda Busca Vida, de quem herdou o nome, Euvaldo Soares de Pinho aprendeu nas férias de infância à beira-mar a cultivar o amor pela natureza e pelas aventuras. Apaixonado por mergulho e fotografia submarina, defensor da fauna e flora, com destaque para os tubarões, viajou por diversos países em busca de aventuras marinhas. “E tudo isso começou em Busca Vida. É aqui que venho buscar a vida, buscar a minha saúde. Aqui está a essência que me transformou no homem que sou”, afirma o aventureiro de 68 anos.

25.04.2016